UEPB - Repositório Digital

Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Joseane Batista de Paula Carvalho
dc.date.accessioned 2019-05-20T14:59:02Z
dc.date.available 2019-05-20T14:59:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19419
dc.description COSTA, J. B. de P. C. Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Muitos autores em diferentes países estudam o letramento em suas respectivas comunidades de falantes nativos. No presente trabalho, veremos o letramento sob uma perspectiva geral e também específica, pois nosso principal objetivo é observar a relação dos alunos de graduação em Letras- Inglês com as práticas letradas em uma língua estrangeira (LE). Para tanto, iremos fazer, inicialmente, algumas considerações teóricas sobre o conceito de letramento de modo a entender de forma geral esse fenômeno. Depois, faremos uma breve discussão sobre o letramento dentro e fora do âmbito escolar; em seguida, veremos o fenômeno do letramento na esfera acadêmica e alguns fatores que podem influenciar o nível de letramento acadêmico de um estudante. Logo após, será debatido sobre o letramento em língua inglesa como língua estrangeira no contexto do ensino superior brasileiro, abordando a questão da importância da leitura e da escrita em LE. Por ser de cunho quantitativo-interpretativo, traremos, por fim, os resultados de uma pesquisa de campo realizada com dois grupos de alunos do segundo e sétimo semestres do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba- Campus III. Tal pesquisa teve como intuito analisar, a partir de um questionário aplicado, a relação dos alunos com a leitura e a escrita, para assim verificarmos o nível de letramento que esses discentes apresentam em inglês. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karla Valéria Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Língua estrangeira pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title Algumas reflexões sobre as práticas de letramento em língua inglesa de alunos da graduação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta