Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar os jogos cooperativos como conteúdo da
Educação Física Escolar e descrever a vivência, durante o estágio-supervisionado, com os
jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, no ensino fundamental, no município de
Pirpirituba-PB. O estudo se caracteriza como descritivo, através de um relato de experiência
vivenciado no estágio supervisionado. Foram realizados como conteúdo das aulas, os jogos
cooperativos, buscando sempre a participação de todos. Sendo assim, os alunos tiveram a
oportunidade de vivenciar novas maneiras de jogar, proporcionando a reflexão sobre a
importância do trabalho em equipe, a ajuda mútua entre os colegas, procurando superar os
desafios e conflitos, formando cidadãos para uma sociedade mais solidaria, respeitosa,
confiante e comunicativa. Sendo a experiência apontada como positiva e possível de ser
realizada nas escolas. O trabalho não traz nenhuma conclusão definitiva, apenas a convicção
de que é necessário mudar a maneira de ensinar e que os jogos cooperativos são uma
importante ferramenta nesta transformação.
Descrição:
ISIDÓRIO, G. L. de F. Jogos cooperativos nas aulas de educação física no ensino fundamental. 2018. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.