Resumo:
Entende-se que o ambiente escolar, em suas múltiplas dimensões, deve atuar como
agente facilitador na formação e educação das pessoas. Dessa forma, a área da
Educação Física através de suas metodologias, objetivos e conteúdos, coloca‐se
como parte integrante desse processo, ganhando destaque por trabalhar temas da
cultura corporal de movimento e a expressão corporal como linguagem. Na construção
desse trabalho, tomamos como iniciativa as atividades desenvolvidas durante a
disciplina de Estágio Supervisionado II, ministrada ao 6º período do Curso de
Licenciatura em Educação Física – PARFOR - UEPB, de suma importância no tocante
de identificar as principais contribuições do curso para a formação do profissional na
área e da atuação no mesmo nas series iniciais do Ensino Fundamental. O presente
trabalho tem como objetivo, relatar e discutir a importância do da introdução de aulas
práticas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental para a
educação como um todo, bem como apresenta como objetivos específicos: a
importância da formação dos profissionais licenciados em Educação Física, abordando
aspectos como: as estratégias utilizadas, as fases do estágio, o desempenho do
professor, o apoio da escola, o comportamento dos alunos, dentre outros, além de
relatar a importância do profissional de Educação Física em tal nível de ensino. Esse
trabalho caracteriza‐se como um relato de experiência, que teve como campo de
estágio para desenvolvimento das atividades a Escola Municipal Sebastião Bezerra
Bastos, localizada no município de Guarabira – Pb, as atividades foram desenvolvidas
no período do dia 24 de abril ao dia 16 de junho de 2017, afim de contribuir através
das atividades voltadas as práticas da educação física, no desenvolvimento dos alunos
em suas atividades educacionais no cotidiano escolar. Para embasar nossa teoria,
utilizamos de referências como: Coletivo de Autores como Darido (2001), Bezerra
(2009), Freire (2003), Freire (1996), Hildebrandt (2001), Buczek (2009); Gallahue
(1979); Gallardo (2003); Tracz e Dias (2006), dentre outros. Para finalizarmos,
exporemos alguns procedimentos adotados na elaboração e aplicação de uma oficina
pedagógica sobre a temática de jogos e brincadeiras. Assim, diante das oportunidades
ofertadas pelo Estágio Supervisionado em Educação Física nas séries iniciais do
Ensino Fundamental, concluímos que este, torna‐se de essencial importância no
processo de formação dos profissionais licenciados em Educação Física, e que a
disciplina de Educação Física nessas séries de ensino é de fundamental importância
para formação dos educandos, contribuindo no desenvolvimento dos aspectos
motores, emocionais, cognitivos e sociais. Dessa forma, vemos a necessidade de
instigar novas discussões que contribuam para elaboração de propostas pedagógicas
inovadoras para área.
Descrição:
RIBEIRO, M. L. da S. Estágio supervisionado em educação física: uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental e suas contribuições na Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.