Resumo:
O currículo expressa o conjunto de experiências vivenciadas no contexto educacional,
ele reflete à identidade e a função social da escola, que orienta a prática pedagógica do
educador e se concretiza na sala de aula, podendo favorecer uma aprendizagem
significativa. Desse modo este trabalho pretendeu conhecer a proposta curricular da
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares/Mari/PB. O
referencial teórico foi embasado com as contribuições de Sacristan (2000), Arroyo
(2011), Moreira (2007), Goodson (1995), entre outros. O presente trabalho seguiu a
abordagem qualitativa, que segundo Oliveira (2007) permite ao pesquisador analisar,
refletir e compreender, a partir métodos e técnicas, o seu objeto de estudo. Concretizada
a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a efetivação da pesquisa
foi realizada entrevista com dois professores que atuam na escola. A partir das
reflexões que permeiam este trabalho pode-se considerar que o currículo deve ser
construído coletivamente, permitindo a autonomia do professor em adaptar o seu
currículo, e incluir as experiências dos sujeitos que participam do processo de ensino-
aprendizagem, assim valorizando os saberes, cultura e histórias dos educandos e do
meio em que estes estão inseridos. Colaborando para a construção de uma visão crítica
do mundo, podendo atuar ativamente e transformá-lo.
Descrição:
SOUZA, M. K. L. de S. Proposta curricular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Zumbi dos Palmares/Mari/PB . 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.