Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa e
levantamento de dados empíricos e documentais a respeito da relação: a teoria e a
prática nos estágios supervisionados dos Cursos de Pedagogia das universidades
(UEPB Campus III – Guarabira; UFPB Campus I – João Pessoa e UFPB Campus III
– Bananeiras), sendo o público alvo escolhido para a realização desta pesquisa as
turmas de estágio dos últimos períodos das referidas universidades. Teve como
objetivo investigar se realmente as teorias estudadas nas salas de aula das
universidades estão sendo postas em prática nos estágios supervisionados. Houve
destaque para a importância dos estágios supervisionados na formação do futuro
professor que deseja seguir seu futuro profissional no campo da educação, além de
evidenciar os obstáculos encontrados para a realização desse componente
curricular com o olhar voltado para a vivência da sala de aula nos estágios
supervisionados. Para a elaboração desta pesquisa, contamos com o aporte de
autores como Freire (1996), Piaget (1976), Libâneo (2006), entre outros, assim como
documentos normativos, tais como as Diretrizes Curriculares, a Lei de Diretrizes e
Base (LDB) entre outros. Por fim, demonstramos através de gráficos os resultados
obtidos durante a pesquisa, que foram analisados à luz do aporte teórico.
Descrição:
CARDOSO, A. L. O. Teoria e prática nos estágios supervisionados do curso de Pedagogia. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.