Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade apresentar como a música tem contribuído
para o processo de ensino e aprendizagem de crianças que estão na fase da
educação infantil e das séries iniciais, proporcionando prazer e descobertas nessa
fase do desenvolvimento humano. Através da mesma foi realizada pesquisas de
caráter bibliográfico e de campo, com professores de escolas particulares e pública
com o objetivo de analisar como tem sido a prática de alguns educadores que
utilizam desse recurso lúdico didático com seus alunos que iam dos 4 aos 10 anos
de idade. Foram utilizados vários teóricos, dentre eles, TECA, FERREIRA e o
RCNEI. Diante de entrevistas e observações realizadas em sala de aula no
momento da práxis do professor e da relação do aluno a esse método didático foi
possível concluir o quanto a música consegue provocar no aluno reações que
envolvem a interação com a turma, imaginação, reflexão, diversão em um só
momento. Enfim, a educação musical ao ser associada não só a diversão mas ao
aprender da criança busca contribuir para o desenvolvimento integral do homem.
Descrição:
SILVA, A. M. da. A música como recurso didático lúdico na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.