Resumo:
O presente artigo traz uma discussão sobre a contribuição do estágio supervisionado na
trajetória dos futuros profissionais dos cursos de licenciaturas. Visto que este momento
possibilita a relação entre a teoria e a prática, viabilizando os conhecimentos do campo de
trabalho, os conhecimentos pedagógicos e os da organização do ambiente escolar, entre outros
fatores. Além disso, tem como objetivo discutir a importância da teoria e da prática na
formação de professores no estágio supervisionado em geografia e discutir a inclusão do
mesmo no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa, foi feito um levantamento
bibliográfico, que possibilitou a compreensão do processo de ensino-aprendizagem necessário
a realidade da profissão. Valendo-se da vivência e experiência estágio supervisionado na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, localizada na cidade de
Gurinhém – PB, o qual ocorreu no ano de 2015, na fase final do curso de Licenciatura em
Geografia, na disciplina de Estágio Supervisionado II, pela Universidade Estadual da Paraíba
– UEPB. Esse momento trouxe considerações duplamente válidas, onde por um lado a
importância de se espelhar sempre em bons profissionais, levando na bagagem a prática
pedagógica de ser um profissional com habilidades de transformação, consciente do nosso
papel e da influência no cotidiano do contexto educacional, por outro lado advertindo para a
necessidade de formar educandos atentos e conscientes de sua importância para a sociedade
atual, tentando mostrar meios e pontos necessários de exercerem seus conhecimentos
adquiridos em sala de aula a realidade do meio que estão inseridos.
Descrição:
GONÇALVES, V. C. O estágio supervisionado na formação do professor de geografia: da teoria à prática. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.