UEPB - Repositório Digital

A literatura surda como mediadora do ensino de libras para crianças ouvintes na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Paula Nunes da
dc.date.accessioned 2019-05-27T19:24:31Z
dc.date.available 2019-05-27T19:24:31Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19478
dc.description SILVA, A. P. N. da. A literatura surda como mediadora do ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho busca tecer uma análise sobre a importância da Literatura Surda como mediação no ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. Para tanto, a pesquisa objetiva promover uma investigação em uma turma da rede de ensino (privado) apresentando aos alunos (as) ouvintes uma experiência de conhecer uma segunda língua (Libras) a partir da Literatura Surda, o conto “O patinho feio” traduzido em língua de sinais. A finalidade é ensinar alguns vocabulários em Libras presentes na narrativa e demonstrar que é possível a aprendizagem das crianças através da contextualização da Literatura Surda. A pesquisa desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, cujos dados que o embasam foram obtidos através de uma intervenção, realizada na Escola Educandário Pedro Cardoso, no município de Belém-PB. Para uma amostra mais significativa, recorremos, também, a registros iconográficos (fotografias e vídeos) das crianças. Como também, revisões bibliográficas de autores como Mourão (2011); Nichols (2016); Strobel (2008) entre outros. Percebeu-se que a Literatura Surda é uma grande ferramenta para o auxilio da aprendizagem da língua de sinais e o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes. E diante das conclusões, a possibilidade de inserções metodológicas acerca do conhecimento da Libras com base na Literatura Surda ainda na educação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura surda pt_BR
dc.subject Língua brasileira de sinais (Libras) pt_BR
dc.subject Crianças ouvintes pt_BR
dc.title A literatura surda como mediadora do ensino de libras para crianças ouvintes na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta