Resumo:
Este trabalho busca tecer uma análise sobre a importância da Literatura Surda como mediação
no ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. Para tanto, a pesquisa
objetiva promover uma investigação em uma turma da rede de ensino (privado) apresentando
aos alunos (as) ouvintes uma experiência de conhecer uma segunda língua (Libras) a partir da
Literatura Surda, o conto “O patinho feio” traduzido em língua de sinais. A finalidade é
ensinar alguns vocabulários em Libras presentes na narrativa e demonstrar que é possível a
aprendizagem das crianças através da contextualização da Literatura Surda. A pesquisa
desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa exploratória, cujos dados que o embasam
foram obtidos através de uma intervenção, realizada na Escola Educandário Pedro Cardoso,
no município de Belém-PB. Para uma amostra mais significativa, recorremos, também, a
registros iconográficos (fotografias e vídeos) das crianças. Como também, revisões
bibliográficas de autores como Mourão (2011); Nichols (2016); Strobel (2008) entre outros.
Percebeu-se que a Literatura Surda é uma grande ferramenta para o auxilio da aprendizagem
da língua de sinais e o desenvolvimento cognitivo das crianças ouvintes. E diante das
conclusões, a possibilidade de inserções metodológicas acerca do conhecimento da Libras
com base na Literatura Surda ainda na educação infantil.
Descrição:
SILVA, A. P. N. da. A literatura surda como mediadora do ensino de Libras para crianças ouvintes na educação infantil. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.