Resumo:
No presente trabalho buscamos averiguar as condições e relações de trabalho
vivenciadas pelos professores do município de Serra de São Bento – RN e
seus reflexos na qualidade de vida e na saúde desses sujeitos. Partimos do
pressuposto que o trabalho docente tem sido cada vez marcado por condições
adversas, tais como dupla jornada de trabalho, contratos de trabalho precários,
escolas e salas de aula superlotadas, falta de material didático pedagógico,
exigências de metas etc. Tais fatores contribuem para o cansaço e mesmo
esgotamento físico e mental dos professores e professoras e,
consequentemente para uma má qualidade de vida, acarretando igualmente
vários adoecimentos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório,
baseada em dados qualitativo e quantitativos, os quais foram colhidos através
de pesquisa de campo, realizada na rede municipal de ensino do município de
Serra de São Bento – RN. Os dados foram sistematizados com o auxílio do
SPSS, após o qual foram analisados à luz da literatura especializada.
Constatamos que os professores de Serra de São Bento – RN estão
vulneráveis a adoecimentos físicos e mentais tais como transtornos
depressivos, síndromes do pânico e problemas osteomusculares. Por se tratar
de uma pesquisa de cunho exploratório, constata-se a necessidade de outros
estudos que possam aprofundar esses primeiros achados. Realçamos, no
entanto, a necessidade de políticas públicas de valorização profissional que
impliquem em melhorias nas condições de vida e de trabalho dos professores.
Descrição:
NASCIMENTO, I. dos S. As condições de trabalho e de saúde das professoras da rede municipal de ensino de Serra de São Bento - RN. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.