Resumo:
Este estudo concentrou-se em relatar a minha experiência enquanto estagiário no
período de 22 de abril a 01 de junho de 2017 na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Senador Ruy Carneiro em Cacimba de Dentro-PB e relatar também que
minha abordagem foi de cunho descritivo sobre a vivência de um acadêmico de
Educação Física no ensino do Futebol Agente de Inclusão e Interação na Escola. Por
se tratar de um relato de experiência, os dados aqui obtidos foram identificados
através da observação direta realizada pelo próprio acadêmico, durante o período de
acompanhamento e intervenção nas aulas. Diante disso, verificou-se que a prática do
futebol é muito presente em nosso meio. É pouco praticado nas escolas públicas do
município de Cacimba de Dentro-PB, em especial na Escola Municipal de Ensino
Fundamental Senador Ruy Carneiro. Sendo a escola o local de preparação do
indivíduo para a sociedade, o futebol como ferramenta inclusiva foi dado maior ênfase
nas aulas da disciplina de Educação Física. Este estudo concentrou-se em relatar na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Ruy Carneiro na zona rural de
Cacimba de Dentro-PB, e no final do estágio eu notei que ocorreram muitas
mudanças, principalmente em relação aos meninos que se juntaram com as meninas
para a prática do futebol adaptado para a realidade deles. Foi muito gratificante para
me ver todos os alunos participando de todas as práticas que foram realizadas durante
o estágio. Percebi que depois das intervenções realizadas, consegui inseri as meninas
e os obesos na prática do futebol, onde também observamos através dos seus
comportamentos e falas que elas começaram a se interessar mais por esse esporte.
Desta forma, nos alegramos em ver a participação de todos nesta modalidade,
acontecendo de uma forma prazerosa e educativa.
Descrição:
BEZERRA, L. X. Futebol: agente de inclusão e interação na escoa. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.