dc.contributor.author |
Martins, Priscila Soraia de Morais |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-31T13:16:45Z |
|
dc.date.available |
2019-05-31T13:16:45Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19504 |
|
dc.description |
MARTINS, P. S. de M. O aluno surdo e o processo ensino-aprendizagem na educação básica. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem o propósito de trazer uma análise reflexiva acerca do
processo de ensino aprendizagem de alunos surdos no ensino regular, considerando
o contexto real das escolas, suas carências e reflexos no aprendizado dos
estudantes com surdez. Aborda alguns fatores históricos relevantes na construção
da educação dos surdos, bem como as políticas voltadas para esse aspecto. Para o
desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa através de um
questionário de múltipla escolha, aplicado a 19 profissionais docentes. Por meio das
informações e reflexões advindas da análise qualitativa e bibliográfica, verificou-se
que a inclusão de alunos surdos, de que tanto se fala, se torna um elemento utópico,
quando se tem em vista a ausência de diversos recursos e ações que geram
imensas lacunas nesse processo, e que mesmo assim, boa parte dos profissionais
considera que há inclusão efetiva para estes alunos surdos, sendo este público o
maior prejudicado em todo esse contexto. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
O aluno surdo e o processo ensino-aprendizagem na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |