Resumo:
O presente trabalho tem o propósito de trazer uma análise reflexiva acerca do
processo de ensino aprendizagem de alunos surdos no ensino regular, considerando
o contexto real das escolas, suas carências e reflexos no aprendizado dos
estudantes com surdez. Aborda alguns fatores históricos relevantes na construção
da educação dos surdos, bem como as políticas voltadas para esse aspecto. Para o
desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa através de um
questionário de múltipla escolha, aplicado a 19 profissionais docentes. Por meio das
informações e reflexões advindas da análise qualitativa e bibliográfica, verificou-se
que a inclusão de alunos surdos, de que tanto se fala, se torna um elemento utópico,
quando se tem em vista a ausência de diversos recursos e ações que geram
imensas lacunas nesse processo, e que mesmo assim, boa parte dos profissionais
considera que há inclusão efetiva para estes alunos surdos, sendo este público o
maior prejudicado em todo esse contexto.
Descrição:
MARTINS, P. S. de M. O aluno surdo e o processo ensino-aprendizagem na educação básica. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.