UEPB - Repositório Digital

O Geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: Uma ação extensionista no 8º ano

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Aldenise Maria da Silva
dc.date.accessioned 2019-06-03T19:16:33Z
dc.date.available 2019-06-03T19:16:33Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.other CDD 515.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19524
dc.description SANTANA, A. M. da S. O Geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: Uma ação extensionista no 8º ano. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Formular problemas matemáticos é uma tarefa que pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade matemática dos alunos. Com a formulação dos problemas matemáticos, o aluno passa a ter um papel ativo nas aulas. Podemos selecionar materiais manipuláveis, que podem inspirar os alunos e/ou professores a formular e resolver problemas matemáticos de modo criativo e desafiador. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância da manipulação de material concreto, neste caso, o Geoplano, na aula de matemática para a formulação e resolução de problemas. A pesquisa foi de caráter qualitativo e tem por interesse despertar a atenção dos professores para abordar o uso dessa prática, formulação e resolução de problemas com materiais manipuláveis em sala de aula. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, da cidade de Campina Grande Paraíba, com os alunos do 8º ano com faixa etária de 13 a 17 anos. Este trabalho integrou de um projeto de extensão, intitulado Comunicando a Matemática a partir de materiais manipuláveis e em Formulação e Resolução de Problemas, desenvolvido no âmbito PROBEX-UEPB 2015/2016 sob a coordenação da Profª Drª Kátia Maria de Medeiros. Na realização das atividades, os alunos mostraram-se interessados e participativos no manuseio do Geoplano para formular os problemas, como também, na atividade usando a fórmula de Pick para calcular áreas de polígonos regulares e irregulares no Geoplano. De fato, o uso do material manipulável torna o aluno ativo onde ele próprio organiza suas ideais e estratégias na formulação do problema matemático e também com auxílio do professor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Problemas matemáticos pt_BR
dc.subject Geoplano pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title O Geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: Uma ação extensionista no 8º ano pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta