dc.contributor.author |
Santana, Aldenise Maria da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-03T19:16:33Z |
|
dc.date.available |
2019-06-03T19:16:33Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 515.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19524 |
|
dc.description |
SANTANA, A. M. da S. O Geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: Uma ação extensionista no 8º ano. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Formular problemas matemáticos é uma tarefa que pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade matemática dos alunos. Com a formulação dos problemas matemáticos, o aluno passa a ter um papel ativo nas aulas. Podemos selecionar materiais manipuláveis, que podem inspirar os alunos e/ou professores a formular e resolver problemas matemáticos de modo criativo e desafiador. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância da manipulação de material concreto, neste caso, o Geoplano, na aula de matemática para a formulação e resolução de problemas. A pesquisa foi de caráter qualitativo e tem por interesse despertar a atenção dos professores para abordar o uso dessa prática, formulação e resolução de problemas com materiais manipuláveis em sala de aula. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, da cidade de Campina Grande Paraíba, com os alunos do 8º ano com faixa etária de 13 a 17 anos. Este trabalho integrou de um projeto de extensão, intitulado Comunicando a Matemática a partir de materiais manipuláveis e em Formulação e Resolução de Problemas, desenvolvido no âmbito PROBEX-UEPB 2015/2016 sob a coordenação da Profª Drª Kátia Maria de Medeiros. Na realização das atividades, os alunos mostraram-se interessados e participativos no manuseio do Geoplano para formular os problemas, como também, na atividade usando a fórmula de Pick para calcular áreas de polígonos regulares e irregulares no Geoplano. De fato, o uso do material manipulável torna o aluno ativo onde ele próprio organiza suas ideais e estratégias na formulação do problema matemático e também com auxílio do professor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Kátia Maria de Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Geoplano |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.title |
O Geoplano na formulação e resolução de problemas matemáticos: Uma ação extensionista no 8º ano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |