dc.contributor.author |
Costa, Rafaella Silveira Sucupira da |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-04T13:36:49Z |
|
dc.date.available |
2019-06-04T13:36:49Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19543 |
|
dc.description |
COSTA, R. S. S. da. Teoria da educação kantiana: o fundamento do aperfeiçoamento humano. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de pós-graduação em filosofia pretende analisar a teoria da educação do filósofo
Immanuel Kant a fim de compreender como a educação pode desempenhar papel essencial no
aperfeiçoamento da natureza humana. Portanto, partimos da seguinte hipótese: a educação, quando
pautada no ideal de humanidade, é a chave do aperfeiçoamento do homem enquanto espécie
humana. Para esse fim, dividimos nosso trabalho em três capítulos. No primeiro capítulo,
denominado A teoria da educação kantiana, aspiramos analisar a teoria da educação kantiana em
seus aspectos físico e prático. No segundo capítulo, A pedagogia do Esclarecimento, pretendemos
compreender como a pedagogia kantiana pode contribuir para a efetivação da autonomia do
pensamento e do esclarecimento moral. E, por fim, no terceiro capítulo, Da educação kantiana ao
ideal de humanidade, buscamos compreender como o modelo educacional pautado no ideal de
humanidade é a chave para o aperfeiçoamento da natureza humana. Logo, buscaremos defender a
hipótese de que é possível um modelo de educação com fins ao progresso da natureza humana. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Júlio César Kestering |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Kantismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Humanidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
Teoria da educação kantiana: o fundamento do aperfeiçoamento humano |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |