UEPB - Repositório Digital

A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pontes, Jailson Lourenço de
dc.date.accessioned 2019-06-05T12:00:59Z
dc.date.available 2019-06-05T12:00:59Z
dc.date.issued 2018-12-05
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19550
dc.description PONTES, J. L. de. A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem o objetivo de analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor de matemática na sala de aula. Adotamos uma abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de gravações em vídeo das aulas e das entrevistas gravadas também em vídeo de dois professores de escolas públicas. Na análise dos dados foram utilizados elementos da teoria da linguagem de Bakhtin. Neste estudo, não podemos afirmar que de fato ocorreram situações em que os professores tenham utilizado um gênero discursivo provocando o aluno para interações com os colegas e a participação na sala de aula, porém, podemos afirmar que em alguns momentos ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos. É possível afirmar que quando um dos professores realiza um discurso buscando fazer comparações, mesmo relativizando o rigor da linguagem matemática, ocorre o favorecimento da compreensão do discurso do professor pelo aluno. Observamos também que a fala de um professor interlocutor da pesquisa sugere que o mesmo não compreende o próprio discurso, pela forma que o realiza. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise de discurso pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title A comunicação na sala de aula do Ensino Médio: Como o aluno compreende o discurso do professor de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta