UEPB - Repositório Digital

Estratégia didática para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos com o auxílio de materiais alternativos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Diego Eduardo da
dc.date.accessioned 2019-06-05T13:19:32Z
dc.date.available 2019-06-05T13:19:32Z
dc.date.issued 2018-11-19
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19558
dc.description SILVA, D. E. da. Estratégia didática para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos com o auxílio de materiais alternativos. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade alternativa do Sistema Básico de Educação Pública no Brasil, cujo objetivo é atender e qualificar alunos que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental e/ou médio na idade regular. Diversos estudos direcionados a essa modalidade de ensino descrevem que a experiência com materiais alternativos tem se mostrado uma eficiente estratégia didática quando associada a aspectos cotidianos. Esta pesquisa teve como objetivo aplicar aulas experimentais usando material de baixo custo, como ferramenta mediadora no processo de aprendizagem nas aulas de Química dos ciclos V e VI da EJA em duas escolas públicas na cidade de Campina Grande – PB. Inicialmente foi aplicado um questionário visando traçar o perfil dos alunos e identificar a principal problemática no Ensino de Química na modalidade EJA. Foi observado, a partir dos resultados do primeiro questionário, que a maioria dos alunos das duas escolas pertenciam à faixa etária entre 15-25 anos e que as escolas não disponibilizavam de muitos recursos didáticos. Após a identificação da problemática, foram desenvolvidas aulas experimentais intituladas “Determinação da densidade: torre de líquidos” e “Reações químicas: produção de foguete”, ambas realizadas em sala de aula. Após os experimentos, foi aplicado um questionário para verificar se as aulas desenvolvidas contribuíram para uma aprendizagem significativa. Os alunos reconheceram essa metodologia como uma alternativa eficaz para um melhor entendimento das temáticas que foram ministradas. É necessário que os educadores responsáveis pelas turmas da EJA tenham a preocupação de ministrar aulas diferenciadas que despertem a motivação dos alunos para continuarem presentes em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.title Estratégia didática para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos com o auxílio de materiais alternativos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta