UEPB - Repositório Digital

Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ivannia Santos
dc.date.accessioned 2019-06-05T13:20:06Z
dc.date.available 2019-06-05T13:20:06Z
dc.date.issued 2018-11-30
dc.identifier.other CDD 542
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19559
dc.description SILVA, I. S. Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract É evidente que a química estar inserida em vários processos do nosso cotidiano, onde parte da população e principalmente alunos que já tiveram contato com a disciplina, nem sempre tem essa visão. Diante desse cenário, trazer o ensino de química para o dia-a-dia do aluno faz com que os conteúdos sendo muitas vezes julgados por eles como de difícil compreensão se tornem mais fácil. A água por ser um elemento indispensável para a sobrevivência pode ser um aliado nesse processo de aprendizagem. Na cidade de Algodão de Jandaira, localizada no Curimataú Paraibano, região que sofre com a escassez de água, boa parte da população não tem o devido conhecimento da qualidade da água que chega à suas casas, já que a cidade não dispõe de um sistema de tratamento adequada. Com base nisso, a pesquisa teve como objetivo apresentar aos alunos do 2° ano do ensino médio, através da prática pedagógica, como a química é aplicada no meio social a partir do ―Tema Gerador: Crise hídrica e as etapas do tratamento de água‖. Foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos proposto por Delizoicov (2005) e a experimentação problematizadora. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que para a realização de atividades diferenciadas em sala de aula e que faça o aluno a participar de forma ativa, basta que o professor modifique as suas praticas de modo que os alunos possam reconhecer a ciência (química) como parte integrante do seu meio no qual estamos integrados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Regis de Lucena Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Tratamento de água pt_BR
dc.subject Poluição pt_BR
dc.subject Educação Química pt_BR
dc.title Ensino de Química utilizando como tema gerador: A crise no abastecimento de água no município de Algodão de Jandaíra pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta