UEPB - Repositório Digital

A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Paulo Roberto dos
dc.date.accessioned 2019-06-05T14:31:35Z
dc.date.available 2019-06-05T14:31:35Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.other CDD 511.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19588
dc.description SANTOS, P. R. dos. A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A inserção da calculadora na sala de aula para resolução de problemas matemáticos, mesmo nos dias atuais, sofre resistência por parte de alguns professores, os quais justificam que esta limita a aprendizagem dos alunos podendo deixá-los “viciados” na máquina. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar situações de ensino com o uso da calculadora em sala de aula, visando compreender o seu papel e potencial para a aprendizagem em Matemática e, como objetivos específicos: fazer um levantamento de concepções dos professores entrevistados sobre o uso da calculadora como ferramenta auxiliar na aprendizagem matemática e identificar as estratégias utilizadas pelos professores que permitem o uso da calculadora na sala de aula, ao trabalhar com os alunos resolução dos problemas matemáticos. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo de campo. Como sujeitos da pesquisa, foram selecionados dez professores de Matemática. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um Questionário elaborado com sete perguntas subjetivas, as quais nortearam as seções de análise. Após a análise dos resultados foi possível perceber que, a atuação do professor mediante o uso da calculadora na sala de aula, requer uma nova postura, em favor do desenvolvimento do raciocínio lógico. Sabe-se que a calculadora pode ser um instrumento que favorece a aprendizagem, sendo útil no desenvolvimento do cálculo mental, na compreensão de propriedades Matemáticas e na resolução de problemas, considerando que a tecnologia quebra parâmetros e propõe novos olhares frente a esta ferramenta pedagógica, mecanismo significativo ao processo de ensinar, compreender e aprender. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Kátia Maria de Medeiros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Calculadora pt_BR
dc.subject Raciocínio lógico pt_BR
dc.subject Problemas matemáticos pt_BR
dc.subject Matemática - Resolução de problemas pt_BR
dc.title A visão dos professores de Matemática sobre o uso da calculadora na resolução de problemas e o raciocínio lógico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta