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Esta pesquisa tem como objetivo compreender as reformulações direcionadas ao ensino médio no tocante às categorias conceituais: cidadania e trabalho. Todavia, entende-se que, olhar para os fatos históricos torna-se indispensável para as análises das orientações que nortearam a reforma do ensino médio. Pretende-se contextualizar tal discussão, a partir de um enfoque histórico e documental, com recortes nos principais momentos da educação nacional. Sendo assim, o estudo justifica-se pela busca do entendimento histórico, relacionado às propostas educacionais, principalmente as atuais. Diante desta perspectiva, o presente estudo de forma específica pretende: 1) Identificar e mapear propostas educacionais, a partir dos recortes históricos; 2) Compreender transformações ocorridas na trajetória pesquisada, em relação ao perfil de cidadão proposto; 3) Identificar e analisar, frente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as categorias conceituais: cidadania e trabalho, no que se referem ao ensino médio, com isso, compreender qual concepção de cidadão está se pensado. Utilizar-se-á como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, documental de cunho qualitativo, com base em recortes historiográficos, sendo os resultados analisados, pautados na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Conclui-se que, diante de um atual cenário de transformações em vários setores da sociedade, é necessário compreender o que se tem de mais valioso e ao mesmo tempo, ampliar a percepção sobre o ideário, influências, relevância e finalidades de ser humano e sociedade que se construiu e se constrói a partir do processo educacional. Diante desse contexto, viu-se que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), passou e passa por um processo de desconstrução de sua concepção inicial, em relação as categorias cidadania e trabalho. |
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