dc.contributor.author |
Xavier, Luciana Diniz |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-05T15:13:52Z |
|
dc.date.available |
2019-06-05T15:13:52Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626 |
|
dc.description |
XAVIER, L. D. Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de química voltado para a formação de atitudes cidadãs precisa, além de desenvolver a compreensão de conceitos químicos, ampliar o entendimento desses conhecimentos para outras questões de caráter social, ambiental e tecnológico, uma vez que, os avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos repercutem de modo contundente nas sociedades modernas, influenciando também a escola e o público que a frequenta. Nesta perspectiva, o ensino experimental colabora com a formação deste cidadão. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a visão que professores de escolas da rede Estadual da Cidade de Esperança apresentam sobre o papel pedagógico das atividades experimentais. A pesquisa foi realizada em duas escolas pública estadual de ensino médio no município de Esperança- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram dez professores de Química do Ensino Médio de duas escolas pública do Município de Esperança- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliar o uso da experimentação nas aulas de Química, com o objetivo de entender como os professores da percebem a importância das atividades práticas, investigar se utilizam tais atividades em seu cotidiano e compreender as razões para o seu uso ou não uso nas aulas de Ciências. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a experimentação é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.title |
Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |