UEPB - Repositório Digital

Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Luciana Diniz
dc.date.accessioned 2019-06-05T15:13:52Z
dc.date.available 2019-06-05T15:13:52Z
dc.date.issued 2018-06-27
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626
dc.description XAVIER, L. D. Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de química voltado para a formação de atitudes cidadãs precisa, além de desenvolver a compreensão de conceitos químicos, ampliar o entendimento desses conhecimentos para outras questões de caráter social, ambiental e tecnológico, uma vez que, os avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos repercutem de modo contundente nas sociedades modernas, influenciando também a escola e o público que a frequenta. Nesta perspectiva, o ensino experimental colabora com a formação deste cidadão. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a visão que professores de escolas da rede Estadual da Cidade de Esperança apresentam sobre o papel pedagógico das atividades experimentais. A pesquisa foi realizada em duas escolas pública estadual de ensino médio no município de Esperança- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram dez professores de Química do Ensino Médio de duas escolas pública do Município de Esperança- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliar o uso da experimentação nas aulas de Química, com o objetivo de entender como os professores da percebem a importância das atividades práticas, investigar se utilizam tais atividades em seu cotidiano e compreender as razões para o seu uso ou não uso nas aulas de Ciências. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a experimentação é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Atividades experimentais pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.title Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta