Resumo:
O letramento literário promove atividades de leitura literária enquanto prática social,
levando os alunos a compreenderem o meio em que vivem, desenvolvendo suas
habilidades critica e reflexivas, colaborando assim para sua vida de leitor proficiente.
Através do presente Trabalho de Conclusão de Curso, objetivamos apresentar uma
proposta pedagógica de letramento literário a partir da obra “O alienista”, de
Machado de Assis com vistas ao desenvolvimento de atividades de leitura e escrita
dos educandos do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental,
especificadamente em uma turma de nono ano. Para tanto, propomos uma
intervenção por meio da proposta da sequência didática, de Rildo Cosson (2016),
que se articula aos aportes teóricos de Bordini e Aguiar (1988), Cosson (2010; 2014;
2016), Colomer (2007), entre outros. A nossa intenção foi, através da sequência
básica, apresentar caminhos para se abordar o conto “O Alienista” (2014), e
demonstrar que é possível novos rumos às aulas de literatura na escola,
contribuindo para a formação do aluno leitor crítico, bem como de alunos instigados
a prática de leitura literária e de sua interpretação. Assim, a leitura de literatura na
escola, deve acontecer a partir da leitura dos textos e não da leitura da história da
literatura, para que assim possamos formar leitores críticos capazes de construir
sentidos aos textos literários, leitores que aprenderão a ler e a gostar de ler. É
função da escola enquanto principal agência de letramento promover a inserção dos
alunos nesse mundo da leitura literária.
Descrição:
SILVA, E. dos S. Letramento literário: formando leitores críticos através da obra "O Alienista", de Machado de Assis. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.