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Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos

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dc.contributor.author Alexandria, Evania Soares de
dc.date.accessioned 2019-06-05T18:27:38Z
dc.date.available 2019-06-05T18:27:38Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19635
dc.description ALEXANDRIA, E. S. de. Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem das questões de variação linguística nas provas de língua portuguesa no exame do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) da edição 2017. Para a realização dessa pesquisa, seguimos a linha da Sociolinguística, já que ela contribui para melhorar a qualidade de ensino de língua portuguesa, através dessa relação que busca investigar a língua a partir do contexto em que seus falantes estão inseridos. Apoiamo-nos nas pesquisas Sociolinguísticas de Bagno (2008), Cezario e Votre (2011) e Bortoni-Ricardo e Rocha (2016) os quais abordam questões relacionadas à linguagem dentro do contexto social e, consequentemente, a variação linguística, como também será abordada a questão de norma e as noções de “erro”. Também será mostrado que o exame do ENCCEJA não investe em dados quantitativos e nem qualitativos com relação a questões de variações linguísticas, pois, quando essas questões são abordadas nas provas, não levam os candidatos a refletirem sobre o que realmente é a língua moldada e situada por variações e mudanças em seu uso, como também verificamos que a contextualização desses itens nas questões não é feita de maneira equitativa entre as habilidades mencionadas na Matriz do exame. Nesse sentido, percebe-se, que o exame não consegue cumprir com o propósito do Livro Introdutório e da LDB, cuja proposta é valorizar a experiência adquirida por esses indivíduos fora da escola, através de práticas sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ENCCEJA pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.title Questões de variação linguística no ENCCEJA - dos documentos oficiais à formação de jovens e adultos críticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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