Resumo:
Tendo em vista que a leitura é um dos importantes instrumentos para o desenvolvimento do indivíduo e que as competências e habilidades relacionadas têm sido destaque nas preocupações entre professores e estudiosos da área, este estudo tem o objetivo de analisar, a partir da perspectiva de um professor de língua portuguesa do 6° ano do ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Daniel Carneiro, na cidade de Riacho dos Cavalos-PB, como a leitura é compreendida em sala de aula, especificamente no 6º Ano do ensino fundamental, considerando as concepções de leitura adotadas e os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN). Uma pesquisa de base qualitativa, fundamentada na literatura contemporânea, preocupada com a formação de leitores no ensino fundamental, a saber, Brasil (1998), Antunes (2003), Kleiman, (1993), Geraldi (2004) e outros reconhecidos na área pedagógica. A pesquisa permitiu identificar as diferentes formas utilizadas como instrumentos de leitura, como também seu processamento em relação aos PCNS e a prática de leitura desenvolvida em sala de aula.
Descrição:
O processamento da leitura no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2018.