UEPB - Repositório Digital

Aprendendo a ensinar: Vivências com a natação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Ivny Medeiros de Brito
dc.date.accessioned 2019-06-13T17:53:49Z
dc.date.available 2019-06-13T17:53:49Z
dc.date.issued 2018-05-06
dc.identifier.other CDD 797.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19693
dc.description CAVALCANTE, I. M. de B. Aprendendo a ensinar: Vivências com a natação. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Pedagogia da Natação tem como propósito desenvolver os métodos de ensino mais eficientes para que os indivíduos adquiram as habilidades que constituem o domínio da natação. Nadar é uma habilidade motora presente desde o nascimento e que passa por mudanças em sua organização ao longo da primeira infância. Os objetivos deste estudo foram apresentar as experiências vivenciadas no processo de construção acadêmico-profissional de uma atuação no ensino da natação infantil em uma academia; em uma escola e durante o estágio supervisionado do curso de Educação Física-UEPB. As atividades foram vivenciadas em 2016 na natação infantil em academia na cidade de Campina Grande-PB, com 12 a 15 alunos tendo 2 aulas semanais alternadas, segundas e quartas, terças e quintas feiras. No ano de 2017, foi realizado um trabalho com a natação infantil em uma escola Particular da Cidade de Campina Grande-PB. Em 2018 a vivência ocorreu nas escolinhas do DEF – Departamento de Educação Física – UEPB, especificamente na escolinha de natação infantil no estágio supervisionado IV. Neste percurso de processo de construção acadêmico-profissional na natação infantil, o conhecimento das atividades aquáticas era mais prático que teórico, isso oportunizou unir as duas formas de conhecimento, estudar, tirar dúvidas nas diversas situações apresentadas. Foi possível observar uma mudança na metodologia de planejamento e na execução de atividades, o que tornou o trabalho com os alunos mais eficaz, demonstrando resultados mais satisfatórios. A diversidade do público atendido também foi de grande contribuição, pois assim foi possível entender a individualidade biológica, onde se respeitou aspectos inclusivos, sociais e culturais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Natação pt_BR
dc.subject Natação infantil pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Natação - Ensino pt_BR
dc.title Aprendendo a ensinar: Vivências com a natação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta