Resumo:
É recorrente, entre os professores de Matemática o debate a cerca das melhores estratégias de ensino dos conteúdos de Matemática na Educação Básica, que gira em torno da melhor estratégia de ensino desse conhecimento. Alguns defendem que o ensino se dê através da memorização de fórmulas e algoritmos, outros defendem o ensino levando em conta a sua principal essência, de ser um conhecimento estritamente abstrato. Por outro lado, o Movimento de Educação Matemática prioriza outro aspecto, o de ela ser aplicável à vida das pessoa s e à ciência, como instrumento de solução e desenvolvimento de possíveis situações reais, a partir das quais passaríamos às generalizações matemáticas – aspecto defendido por este artigo. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de recursos didáticos no ensino de matemática, mais precisamente, o uso pedagógico da imagem fotográfica, como também o de jogos matemáticos e o de novas tecnologias. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Abel Barbosa da Silva, localizada na cidade deAreia – PB, envolvendo alunos participantes do programa Mais Educação, e apresentou uma experiência metodológica utilizando os elementos citados para o ensino de Números Decimais juntamente com valores de alimentos que fazem parte do cotidiano dos alunos. Para tal nos baseamos em autores como Lorenzato (2006), Passos (2006), Carlos (2006), entre outros. Como resultado, conseguimos uma ótima participação dos alunos no projeto aplicado e uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo matemático envolvido.
Descrição:
NEVES, J. E. da S. O uso do material didático no ensino dos números decimais no âmbito da fotografia, dos jogos matemáticos e das novas tecnologias. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.