dc.description.abstract |
Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com campo de atuação na Escola Municipal Apolônia Amorim, localizada na cidade de Campina Grande - PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estagiário/aluno. Por apresentarem maior faixa etária, o público alvo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) denota um caráter diferenciado, fazendo necessário que o educador utilize metodologias específicas e efetivas. Além disso, como na maioria das escolas municipais, nos deparamos com algumas dificuldades, como por exemplo, a falta de espaço amplo para aulas práticas e equipamentos de áudio visual, além da baixa assiduidade dos alunos. Fatores, estes, que muitas vezes impossibilitam a aplicação de determinados métodos. Entretanto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física para adultos mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos mesmos, através da vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia utilizada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: qualidade de vida. Os temas abordados nas aulas teóricas induziam os alunos à reflexão sobre a realidade do cotidiano em que viviam, possibilitando o desenvolvimento do senso critico para determinadas situações. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiências. A socialização entre os alunos com o universo corporal, em ambas as metodologias, viabilizou a construção de novos saberes, despertando-os a uma prática contextualizada. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o nosso processo de formação, impelindo-nos incentivo à docência. |
pt_BR |