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Vivência da saúde renovada na Educação de Jovens e Adultos – EJA

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dc.contributor.author Gomes, Danilo dos Santos
dc.date.accessioned 2019-06-13T18:57:11Z
dc.date.available 2019-06-13T18:57:11Z
dc.date.issued 2019-06-05
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19725
dc.description GOMES, D. dos S. Vivência da saúde renovada na Educação de Jovens e Adultos – EJA. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com campo de atuação na Escola Municipal Apolônia Amorim, localizada na cidade de Campina Grande - PB, onde foi realizado o papel do estagiário durante o processo de aprendizagem, valorizando a realidade dos alunos, aproximando e favorecendo a interação estagiário/aluno. Por apresentarem maior faixa etária, o público alvo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) denota um caráter diferenciado, fazendo necessário que o educador utilize metodologias específicas e efetivas. Além disso, como na maioria das escolas municipais, nos deparamos com algumas dificuldades, como por exemplo, a falta de espaço amplo para aulas práticas e equipamentos de áudio visual, além da baixa assiduidade dos alunos. Fatores, estes, que muitas vezes impossibilitam a aplicação de determinados métodos. Entretanto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo tornar as aulas de educação física para adultos mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos mesmos, através da vivência e experiência adquirida durante a realização do estágio. A metodologia utilizada baseou-se em aulas práticas e teóricas, tendo como abordagem principal: qualidade de vida. Os temas abordados nas aulas teóricas induziam os alunos à reflexão sobre a realidade do cotidiano em que viviam, possibilitando o desenvolvimento do senso critico para determinadas situações. Nas aulas práticas, o método utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiências. A socialização entre os alunos com o universo corporal, em ambas as metodologias, viabilizou a construção de novos saberes, despertando-os a uma prática contextualizada. Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o nosso processo de formação, impelindo-nos incentivo à docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.title Vivência da saúde renovada na Educação de Jovens e Adultos – EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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