Resumo:
Este estudo objetiva investigar as propriedades do insólito ficcional, na coletânea de
contos maravilhosos “Quando a primavera chegar” (2017), de Marina Colasanti.
Desde sua incursão em 1973, na Literatura Infantil e Juvenil, a escritora tem
aperfeiçoado a arte da retomada das histórias clássicas, com o intuito de construir
novas histórias, formal e tematicamente diferentes, mas que dialogam com os contos
de fadas que moldam o imaginário. O estado da arte em relação à sua obra neste
gênero é distintivo, exatamente pela disponibilidade de textos que apresentam esse
diálogo. Dessa forma, partindo do contexto da Literatura Infantojuvenil, bem como
traçando o perfil das narrativas e da presença do insólito na construção do conto
maravilhoso para a contemporaneidade, essa proposta se justifica na importância da
retomada do gênero literário e as possibilidades de abrangência dos eventos
narrativos, na promoção de novos (inter) textos. Nessa perspectiva, aporta-se nas
teorias e conceitos de autores como Aguiar e Martha (2012), Bettelheim (2018),
Roas (2014), Colomer (2017), Zilberman (2014), Todorov (2017), dentre outros que
dialogam com a Literatura Infantojuvenil, a Literatura Fantástica e a adaptação dos
contos clássicos para a contemporaneidade. Espera-se que a experiência reflexiva
proporcionada pelo insólito, nos contos maravilhosos de “Quando a primavera
chegar”, promova a construção de sentidos do texto literário contemporâneo.
Descrição:
BRITO, D. V. de. O insólito e o conto maravilhoso em Quando a Primevera Chegar, de Marina Colasanti. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.