Resumo:
Este artigo tem como objetivo observar e analisar como acontece o ensino de
Língua Portuguesa como segunda língua em salas inclusivas para surdos. Nesta
investigação é realizada a pesquisa de cunho qualitativo, para a coleta de dados foi
realizada uma entrevista com uma aluna surda a fim de conhecer quais as
dificuldades ainda existentes relacionadas à Língua Portuguesa como L2. Como
aporte teórico deste estudo temos como principais autores Quadros e Schmiedt
(2006), Honora & Frizanco (2009) Mori e Sander (2015), Pereira (2014). Acerca dos
relatos da entrevista foi possível detectar pontos positivos como a presença de um
intérprete nas aulas de Língua Portuguesa, confortabilidade da aluna nas aulas e
uma boa relação com a professora, mas ainda muitos problemas atrelados em
relação à desenvoltura da leitura e da escrita da aluna, nessa perspectiva são
sugeridas uma nova postura do professor de português que junto ao intérprete deve
buscar novos métodos de ensino que auxiliem o desenvolvimento do surdo, Foram
enfatizados outros aspectos relevantes que devem estar presente na educação dos
surdos, o ensino bilíngue na perspectiva da libras como primeira Língua (L1) e a
Língua Portuguesa como (L2) , a inclusão em salas de aula comum, e também
metodologias diferenciadas que se adequem às necessidades do surdo
principalmente com o uso de recursos visuais.
Descrição:
MARQUES, S. E. R. da S. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos . 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.