UEPB - Repositório Digital

O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Marques, Silmara Even Rodrigues da Silva
dc.date.accessioned 2019-06-18T18:13:12Z
dc.date.available 2019-06-18T18:13:12Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19768
dc.description MARQUES, S. E. R. da S. O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos . 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo observar e analisar como acontece o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua em salas inclusivas para surdos. Nesta investigação é realizada a pesquisa de cunho qualitativo, para a coleta de dados foi realizada uma entrevista com uma aluna surda a fim de conhecer quais as dificuldades ainda existentes relacionadas à Língua Portuguesa como L2. Como aporte teórico deste estudo temos como principais autores Quadros e Schmiedt (2006), Honora & Frizanco (2009) Mori e Sander (2015), Pereira (2014). Acerca dos relatos da entrevista foi possível detectar pontos positivos como a presença de um intérprete nas aulas de Língua Portuguesa, confortabilidade da aluna nas aulas e uma boa relação com a professora, mas ainda muitos problemas atrelados em relação à desenvoltura da leitura e da escrita da aluna, nessa perspectiva são sugeridas uma nova postura do professor de português que junto ao intérprete deve buscar novos métodos de ensino que auxiliem o desenvolvimento do surdo, Foram enfatizados outros aspectos relevantes que devem estar presente na educação dos surdos, o ensino bilíngue na perspectiva da libras como primeira Língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2) , a inclusão em salas de aula comum, e também metodologias diferenciadas que se adequem às necessidades do surdo principalmente com o uso de recursos visuais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação dos surdos pt_BR
dc.subject Língua portuguesa como L2 pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.title O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta