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A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular?

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dc.contributor.author Teixeira, Maricélia da Silva
dc.date.accessioned 2019-06-18T18:14:51Z
dc.date.available 2019-06-18T18:14:51Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19773
dc.description TEIXEIRA, M. da S. A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular?. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Reconhecendo que a prática educativa está presente nos diversos espaços sociais, o presente trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa dos Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Saúde da Família do bairro Pasto Novo no município de Mari-PB a fim de verificar sua correspondência com os víeis da educação popular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para tal, realizamos pesquisa bibliográfica e documental da Lei (13.595/2018) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS, bem como entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa bibliográfica exploramos o conceito de educação popular com base em autores como Freire (2005), Torres (1988) e Gadotti (2017). Como percurso percorrido do trabalho temos, em sua primeira parte, a investigação da lei que dispõe sobre as atribuições dos ACS e as entrevistas dos seis Agentes da Unidade de Saúde a fim de identificar suas práticas educativas. Feito isto, elaboramos um comparativo entre estas e as previsões legais, a verificação de que a educação popular é entendida como instrumento a serviço da libertação dos sujeitos e que a Lei 13.595/2018 prevê que as práticas dos Agentes sejam orientadas a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde. Este documento apresenta como referencias teóricos metodológicos: diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e o compromisso com a construção do projeto democrático e popular, que é o eixo norteador do trabalho do ACS. A partir das entrevistas verificamos que a prática dos Agentes diverge da previsão legal, isto é, da educação popular em saúde podendo ser caracterizada como prática educativa tradicional privilegiando, sobretudo, a visita domiciliar como instrumento de transmissão de conhecimentos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francikely da Cunha Bandeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Agente comunitário de saúde pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Educação popular pt_BR
dc.title A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular? pt_BR
dc.type Other pt_BR


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