Resumo:
Reconhecendo que a prática educativa está presente nos diversos espaços sociais, o presente
trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa dos Agentes Comunitários de Saúde
da Unidade Saúde da Família do bairro Pasto Novo no município de Mari-PB a fim de
verificar sua correspondência com os víeis da educação popular. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa e exploratória. Para tal, realizamos pesquisa bibliográfica e documental da Lei
(13.595/2018) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS, bem como
entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa bibliográfica exploramos o conceito de educação
popular com base em autores como Freire (2005), Torres (1988) e Gadotti (2017). Como
percurso percorrido do trabalho temos, em sua primeira parte, a investigação da lei que dispõe
sobre as atribuições dos ACS e as entrevistas dos seis Agentes da Unidade de Saúde a fim de
identificar suas práticas educativas. Feito isto, elaboramos um comparativo entre estas e as
previsões legais, a verificação de que a educação popular é entendida como instrumento a
serviço da libertação dos sujeitos e que a Lei 13.595/2018 prevê que as práticas dos Agentes
sejam orientadas a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde. Este documento
apresenta como referencias teóricos metodológicos: diálogo, amorosidade, problematização,
construção compartilhada do conhecimento, emancipação e o compromisso com a construção
do projeto democrático e popular, que é o eixo norteador do trabalho do ACS. A partir das
entrevistas verificamos que a prática dos Agentes diverge da previsão legal, isto é, da
educação popular em saúde podendo ser caracterizada como prática educativa tradicional
privilegiando, sobretudo, a visita domiciliar como instrumento de transmissão de
conhecimentos.
Descrição:
TEIXEIRA, M. da S. A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular?. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.