Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel dos (as) professores (as) na construção da
autoestima da criança negra na educação infantil, visando contribuir para a desconstrução do
racismo, discriminação e preconceito existente no ambiente escolar. Para isso, utilizamos na
Metodologia a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a pesquisa de campo feita em uma instituição
escolar na rede municipal de ensino, localizada no município de Mulungu-PB. Com o intuito de
desconstruir o racismo e o estereótipo negativo que a sociedade impõe na população afro-brasileira.
Toda pesquisa foi fundamentada na educação infantil, visto que racismo tem se iniciado desde
muito cedo e uma das instituições que ele tem se instalado é no ambiente escolar. O estudo baseou-
se nos autores: CAVALLEIRO (2001), MUNANGA (2005), SILVA (2002), dentre outros. O
racismo tem provocado nas crianças a baixa autoestima. Isso acontece porque muitas delas não se
sentem representadas na história dos negros. Notamos que realmente o que tem acontecido nas
escolas é que os professores têm mostrado as crianças a parte cruel e marginalizada da história dos
afro-descentes e acaba gerando nas crianças vergonha da história a qual pertence. Para o
acontecimento da pesquisa foi utilizado na escola uma entrevista com 05 professores que nos
possibilitou a análise de dados para a conclusão deste trabalho. A partir dos questionários foi visto
que todos os professores entrevistados já se depararam com o racismo em sala de aula, ao procurar
nos acervos de livros que tinha na sala não foi encontrado nenhuma literatura infantil com
personagens negros que pudesse contribuir para a construção da autoestima da criança negra.
Descrição:
ALMEIDA, E. Y. da S. O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.