UEPB - Repositório Digital

O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Emanuelle Yngrid da Silva
dc.date.accessioned 2019-06-26T14:18:28Z
dc.date.available 2019-06-26T14:18:28Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19800
dc.description ALMEIDA, E. Y. da S. O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel dos (as) professores (as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil, visando contribuir para a desconstrução do racismo, discriminação e preconceito existente no ambiente escolar. Para isso, utilizamos na Metodologia a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a pesquisa de campo feita em uma instituição escolar na rede municipal de ensino, localizada no município de Mulungu-PB. Com o intuito de desconstruir o racismo e o estereótipo negativo que a sociedade impõe na população afro-brasileira. Toda pesquisa foi fundamentada na educação infantil, visto que racismo tem se iniciado desde muito cedo e uma das instituições que ele tem se instalado é no ambiente escolar. O estudo baseou- se nos autores: CAVALLEIRO (2001), MUNANGA (2005), SILVA (2002), dentre outros. O racismo tem provocado nas crianças a baixa autoestima. Isso acontece porque muitas delas não se sentem representadas na história dos negros. Notamos que realmente o que tem acontecido nas escolas é que os professores têm mostrado as crianças a parte cruel e marginalizada da história dos afro-descentes e acaba gerando nas crianças vergonha da história a qual pertence. Para o acontecimento da pesquisa foi utilizado na escola uma entrevista com 05 professores que nos possibilitou a análise de dados para a conclusão deste trabalho. A partir dos questionários foi visto que todos os professores entrevistados já se depararam com o racismo em sala de aula, ao procurar nos acervos de livros que tinha na sala não foi encontrado nenhuma literatura infantil com personagens negros que pudesse contribuir para a construção da autoestima da criança negra. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Racismo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Autoestima pt_BR
dc.title O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta