dc.contributor.author |
Almeida, Emanuelle Yngrid da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-26T14:18:28Z |
|
dc.date.available |
2019-06-26T14:18:28Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19800 |
|
dc.description |
ALMEIDA, E. Y. da S. O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel dos (as) professores (as) na construção da
autoestima da criança negra na educação infantil, visando contribuir para a desconstrução do
racismo, discriminação e preconceito existente no ambiente escolar. Para isso, utilizamos na
Metodologia a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a pesquisa de campo feita em uma instituição
escolar na rede municipal de ensino, localizada no município de Mulungu-PB. Com o intuito de
desconstruir o racismo e o estereótipo negativo que a sociedade impõe na população afro-brasileira.
Toda pesquisa foi fundamentada na educação infantil, visto que racismo tem se iniciado desde
muito cedo e uma das instituições que ele tem se instalado é no ambiente escolar. O estudo baseou-
se nos autores: CAVALLEIRO (2001), MUNANGA (2005), SILVA (2002), dentre outros. O
racismo tem provocado nas crianças a baixa autoestima. Isso acontece porque muitas delas não se
sentem representadas na história dos negros. Notamos que realmente o que tem acontecido nas
escolas é que os professores têm mostrado as crianças a parte cruel e marginalizada da história dos
afro-descentes e acaba gerando nas crianças vergonha da história a qual pertence. Para o
acontecimento da pesquisa foi utilizado na escola uma entrevista com 05 professores que nos
possibilitou a análise de dados para a conclusão deste trabalho. A partir dos questionários foi visto
que todos os professores entrevistados já se depararam com o racismo em sala de aula, ao procurar
nos acervos de livros que tinha na sala não foi encontrado nenhuma literatura infantil com
personagens negros que pudesse contribuir para a construção da autoestima da criança negra. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Sheila Gomes de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Autoestima |
pt_BR |
dc.title |
O papel dos(as) professores(as) na construção da autoestima da criança negra na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |