Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo, compreender a diversidade cultural por meio da
ludicidade na educação infantil, fazendo um resgate de como as brincadeiras são importantes
para o desenvolvimento da criança, e como os professores podem contribuir para uma
educação onde não haja preconceitos dentro dos espaços possíveis para desenvolver os
momentos lúdicos. Os principais autores do referencial teórico desta pesquisa foram: MALUF
(2003), MOYLES (2006) e TRINDADE (2005). A pesquisa vem mostrar como os professores
trabalham a ludicidade na sala de aula, e quais são suas contribuições no ensino da cultura
afro-brasileira, fazendo uso da obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira
e da África nas instituições escolares por meio da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), onde assim,
vem contribuir para o conhecimento da cultura negra. Esta pesquisa configura-se como uma
pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo como base um questionário aplicado em
entrevista com três professoras da Educação Infantil. Diante as respostas obtidas nessa
pesquisa, percebemos a importância do lúdico na educação infantil como um instrumento
facilitador, e como a diversidade presente na escola pode ajudar no combate ao preconceito
com o diferente se o professor estiver preparado para resolver esses conflitos.
Descrição:
OLIVEIRA, J. M. de. O brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.