UEPB - Repositório Digital

O brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Juliana Mendes de
dc.date.accessioned 2019-07-02T15:02:52Z
dc.date.available 2019-07-02T15:02:52Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 960
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19801
dc.description OLIVEIRA, J. M. de. O brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo, compreender a diversidade cultural por meio da ludicidade na educação infantil, fazendo um resgate de como as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento da criança, e como os professores podem contribuir para uma educação onde não haja preconceitos dentro dos espaços possíveis para desenvolver os momentos lúdicos. Os principais autores do referencial teórico desta pesquisa foram: MALUF (2003), MOYLES (2006) e TRINDADE (2005). A pesquisa vem mostrar como os professores trabalham a ludicidade na sala de aula, e quais são suas contribuições no ensino da cultura afro-brasileira, fazendo uso da obrigatoriedade do ensino de história da cultura afro-brasileira e da África nas instituições escolares por meio da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), onde assim, vem contribuir para o conhecimento da cultura negra. Esta pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, tendo como base um questionário aplicado em entrevista com três professoras da Educação Infantil. Diante as respostas obtidas nessa pesquisa, percebemos a importância do lúdico na educação infantil como um instrumento facilitador, e como a diversidade presente na escola pode ajudar no combate ao preconceito com o diferente se o professor estiver preparado para resolver esses conflitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title O brincar e a cultura afro-brasileira na educação infantil: a implementação da lei 10.639/03 numa escola pública municipal na cidade de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta