Resumo:
A construção do que se entende por preconceito racial possui imbricações vinculadas ao
transcurso de um longo processo histórico e social, de submissão ao regime de escravização,
negação da condição de humanidade e a posterior falta de políticas institucionais que visassem a
devida inclusão social dos indivíduos que, à época, se encontravam libertos da condição de
cativo. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral conhecer as estratégias de ensino usadas por
professores para a inclusão de crianças negras no ambiente escolar e a importância dessas
práticas para o combate ao preconceito racial. Para o alcance desse objetivo, torna-se necessário:
Identificar o papel do professor no processo de socialização em relação ao racismo; Descrever as
estratégias de ensino usadas pelos professores para a inclusão de crianças negras no ambiente
escolar; Analisar as consequências do racismo no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a
utilização de referenciais teóricos e institucionais/oficiais conferiu a fundamentação necessária à
elaboração do trabalho. Alguns dos autores utilizados foram: CAVALLEIRO(2001),
GOMES(2006) e MACEDO(2016). Quanto à questão metodológica: realizou-se uma pesquisa de
campo de caráter qualitativo. À partir da pesquisa em campo, sequenciada pela análise dos
resultados, foi possível apreender certas peculiaridades atinentes a realidade da instituição
educacional, especificamente sobre a forma como as educadoras compreendem, analisam e lidam
com a questão dos casos de racismo em sala de aula.
Descrição:
MOURA, B. V. da S. O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.