UEPB - Repositório Digital

O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Moura, Bruna Vanessa da Silva
dc.date.accessioned 2019-07-02T15:03:21Z
dc.date.available 2019-07-02T15:03:21Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other CDD 305.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19802
dc.description MOURA, B. V. da S. O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A construção do que se entende por preconceito racial possui imbricações vinculadas ao transcurso de um longo processo histórico e social, de submissão ao regime de escravização, negação da condição de humanidade e a posterior falta de políticas institucionais que visassem a devida inclusão social dos indivíduos que, à época, se encontravam libertos da condição de cativo. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral conhecer as estratégias de ensino usadas por professores para a inclusão de crianças negras no ambiente escolar e a importância dessas práticas para o combate ao preconceito racial. Para o alcance desse objetivo, torna-se necessário: Identificar o papel do professor no processo de socialização em relação ao racismo; Descrever as estratégias de ensino usadas pelos professores para a inclusão de crianças negras no ambiente escolar; Analisar as consequências do racismo no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a utilização de referenciais teóricos e institucionais/oficiais conferiu a fundamentação necessária à elaboração do trabalho. Alguns dos autores utilizados foram: CAVALLEIRO(2001), GOMES(2006) e MACEDO(2016). Quanto à questão metodológica: realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo. À partir da pesquisa em campo, sequenciada pela análise dos resultados, foi possível apreender certas peculiaridades atinentes a realidade da instituição educacional, especificamente sobre a forma como as educadoras compreendem, analisam e lidam com a questão dos casos de racismo em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta