Resumo:
Neste trabalho, busca-se compreender a educação do campo a partir de seus atores e nos
mais diversos espaços geográficos, entendendo educação do campo como resultado das
lutas sociais e como política pública em resposta aos anos de omissão do Estado em
relação ao campo e aos seus filhos e filhas. Procura-se estabelecer como os movimentos
sociais rurais e os sujeitos do campo produzem territórios e como se manifestam suas
diversas territorialidades na construção de uma educação pública do campo, para o campo
e para os seus atores. Para tanto, o campo de pesquisa escolhido foi bastante propício,
pois possibilitou a investigação in loco, por ser uma escola situada na zona urbana com
predominante demanda do campo. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Renato Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Alhandra-PB, que tem nos seus
quadros um contingente significativo de alunos do campo e, nesse contexto, cabe a
discussão sobre como se dá a recepção desses sujeitos a partir da implementação de uma
proposta pedagógica voltada aos anseios e interesses do campo e do seu povo. Para tanto,
o trabalho se desenvolveu à luz de Santos (1988), Caldart (2004), Coelho (2007) e Freire(1988)
Descrição:
SILVA, Severino Tiago da. Menina e meninos do campo: a receptividade na escola urbana – o caso da EEEFM Renato Ribeiro Coutinho, Alhandra - Pb. 2018. 78f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.