dc.contributor.author |
Oliveira, Iria Maria Maia Pereira de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-07T12:17:48Z |
|
dc.date.available |
2019-08-07T12:17:48Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-07 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, I. M. M. P. de. A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo, refletir acerca do ensino de literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula, destacando sua relevância no processo de afirmação cultural que tem como base a Lei 10.639/03, a qual trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todas as séries do ensino regular, contemplando as disciplinas de história, artes e literatura. Partindo desse contexto, é possível entender que o uso de textos literários que trazem essa temática, contribuem para o conhecimento acerca da formação cultural da sociedade brasileira, além de se constituir em um importante espaço político ao tratar da relevância que o negro teve na formação identitária do país, combatendo assim a invisibilidade e os silenciamentos tão presentes na sociedade contemporânea. Ainda dentro desse contexto, é possível evidenciar e consolidar o entendimento de que o uso da literatura afro-brasileira é de extrema relevância na realidade educacional como bem colocam autores como Oliveira (2008); Pires (2005), Cuti (2010) dentre outros que evidenciam a presença de uma voz negra que precisa ser lida, uma vez que contribui para o conhecimento de aspectos históricos de extrema importância para a formação identitária dos sujeitos, realidade que amplia a responsabilidade da escola enquanto lugar de formação social e traz para a prática docente mais possibilidades metodológicas de desenvolver um ensino efetivo e uma aprendizagem significativa que possibilite aos alunos se perceberem como parte do processo histórico-social do qual fazem parte. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Auríbio Farias Conceição |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Afirmação Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.title |
A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |