UEPB - Repositório Digital

A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Iria Maria Maia Pereira de
dc.date.accessioned 2019-08-07T12:17:48Z
dc.date.available 2019-08-07T12:17:48Z
dc.date.issued 2019-08-07
dc.identifier.other CDD 371.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852
dc.description OLIVEIRA, I. M. M. P. de. A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo, refletir acerca do ensino de literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula, destacando sua relevância no processo de afirmação cultural que tem como base a Lei 10.639/03, a qual trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todas as séries do ensino regular, contemplando as disciplinas de história, artes e literatura. Partindo desse contexto, é possível entender que o uso de textos literários que trazem essa temática, contribuem para o conhecimento acerca da formação cultural da sociedade brasileira, além de se constituir em um importante espaço político ao tratar da relevância que o negro teve na formação identitária do país, combatendo assim a invisibilidade e os silenciamentos tão presentes na sociedade contemporânea. Ainda dentro desse contexto, é possível evidenciar e consolidar o entendimento de que o uso da literatura afro-brasileira é de extrema relevância na realidade educacional como bem colocam autores como Oliveira (2008); Pires (2005), Cuti (2010) dentre outros que evidenciam a presença de uma voz negra que precisa ser lida, uma vez que contribui para o conhecimento de aspectos históricos de extrema importância para a formação identitária dos sujeitos, realidade que amplia a responsabilidade da escola enquanto lugar de formação social e traz para a prática docente mais possibilidades metodológicas de desenvolver um ensino efetivo e uma aprendizagem significativa que possibilite aos alunos se perceberem como parte do processo histórico-social do qual fazem parte. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Auríbio Farias Conceição pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Afro-brasileira pt_BR
dc.subject Afirmação Cultural pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta