Resumo:
O presente artigo tem como objetivo, refletir acerca do ensino de literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula, destacando sua relevância no processo de afirmação cultural que tem como base a Lei 10.639/03, a qual trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todas as séries do ensino regular, contemplando as disciplinas de história, artes e literatura. Partindo desse contexto, é possível entender que o uso de textos literários que trazem essa temática, contribuem para o conhecimento acerca da formação cultural da sociedade brasileira, além de se constituir em um importante espaço político ao tratar da relevância que o negro teve na formação identitária do país, combatendo assim a invisibilidade e os silenciamentos tão presentes na sociedade contemporânea. Ainda dentro desse contexto, é possível evidenciar e consolidar o entendimento de que o uso da literatura afro-brasileira é de extrema relevância na realidade educacional como bem colocam autores como Oliveira (2008); Pires (2005), Cuti (2010) dentre outros que evidenciam a presença de uma voz negra que precisa ser lida, uma vez que contribui para o conhecimento de aspectos históricos de extrema importância para a formação identitária dos sujeitos, realidade que amplia a responsabilidade da escola enquanto lugar de formação social e traz para a prática docente mais possibilidades metodológicas de desenvolver um ensino efetivo e uma aprendizagem significativa que possibilite aos alunos se perceberem como parte do processo histórico-social do qual fazem parte.
Descrição:
OLIVEIRA, I. M. M. P. de. A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.