Resumo:
O profissional docente não sendo capacitado em uma formação psicopedagógica
dificilmente vai saber lidar com uma criança dislexa. Este transtorno dificultará o
processo de aprendizagem desta criança e o professor de formação em pedagogia
não saberá como proceder para repassar os conteúdos ao aluno aprendiz e dislexo.
O objetivo dessa monografia é sugerir uma forma de capacitação ou treinamento do
professor para detectar a dislexia. Esta dificuldade está relacionada com o processo
de aprendizagem, da escrita e da leitura. Onde a criança tem um baixo rendimento
escolar e grande índice de evasão escolar. Para isso nos debruçamos sobre autores
como: Almeida Placco, Oswald Berkhan, Nico Ianhez (2002), para se ter uma visão
mais ampla sobre o tema. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica
qualitativa analítica que dará suporte para estudarmos o tema. Concluímos que o
professor ciente que sua formação não é suficiente para lidar com casos de dislexia
deve buscar cursos de especialização e atualização continuada para capacitar-se.
Descrição:
SILVA, R. M. da. O professor e a dislexia. 2019. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.