Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais
oferecidas para as mulheres do município de Guarabira-PB. Poderemos
observar como as mulheres negras, pobres das periferias são vistas como
pertencentes ao grupo dos outsiders – aqueles que não seguem as regras
estipuladas pelo grupo dominante. Realizamos uma pesquisa nos bairros
periféricos da Cidade e com aplicação de questionários surgiu a grande dúvida:
A falta de informação dessas mulheres em relação as políticas educacionais,
aos direitos e medida de proteção para vitimas de violência é problema da
polícia/delegacia da mulher ou das autoridades locais, com a ausência nesses
espaços periféricos? Atentamos para essa análise e crítica social, pois cremos
ser de extrema importância para a longevidade da vida das mulheres, e condiz
com as lutas feministas em busca de liberdade de escolha e de equidade de
gênero. Para nossa fundamentação teórica utilizamos as contribuições de
autores tais como Pitanguy (1985), Freire (1996), Bourdieu, (1999), Becker
(2008), Foucault (2014), Zizek (2014), Butler (2015). Beauvoir (2016) e Linz
(2016). Encontramos mulheres que mesmo vivendo na dominância das regras
de certo grupo parte em busca de suas próprias escolhas, subvertendo essas
regras e alcançando suas metas, nesse caso a falta de atendimento social e
políticas educacionais afetam a vida dessas mulheres que as obrigam fazer
escolhas dolorosas que afetam não somente sua saúde física, mas também
psicológica.
Descrição:
SILVA, D. G. da. Direitos humanos: educação e violência contra a mulher na cidade de Guarabira - PB. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.