Resumo:
O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos
futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de
análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano
escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional,
e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina
de Pedagogia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a prática do discente
no âmbito escolar através do Estágio Supervisionado em suas fases: OBSERVAÇÃO
PLANEJAMENTO E PRATICA dando ênfase ao uso do lúdico como estratégia no
aprendizado de matemática no ensino infantil em unidades educacionais do município de
Caiçara/PB. A presente análise partiu de um levantamento bibliográfico que gerou o nosso
referencial teórico; da descrição dos aspectos estruturais das unidades escolares escolhidas
para realizar o estágio, das observações, planejamento e das práticas em sala de aula. Dessa
forma o estágio nos possibilitou vivenciar a pratica docente destacando sua importância para o
desenvolvimento do graduando e contribuiu para levantarmos algumas discussões que buscam
evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Pedagogia e a não valorização da
disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais
habilitados nessa área. Tomamos como alicerce o conhecimento teórico adquirido em sala de
aula tendo como solução de problemas que surgem no decorrer da formação na disciplina
Estágio Supervisionado I, II e III, no qual foi articulada com a experiência vivenciada na sala
de aula, possibilitando o autoconhecimento permitido à participação de todos na trajetória de
ser e tornar-se professor. Diante dessas questões é que buscamos compreender se a teoria que
estudamos na graduação realmente tem subsidiado uma construção para a prática em sala de
aula. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências à
consolidação de nossas percepções teóricas com a prática no ambiente escolar, como também
tem subsidiado a nossa preparação para atuar como educador polivalente no ensino
Fundamental I. O presente trabalho tem como finalidade desempenhar atividades voltadas
para o lúdico na matemática, uma vez que o mesmo se faz fundamental para o aprendizado
infantil, desempenha atividades envolvendo essa metodologia é ao mesmo tempo despertar,
chamar a atenção do aluno e lhe inserir nesse aprendizado de forma proveitosa e
enriquecedora, fazendo com que nossos aprendizes aprendam da melhor maneira possível.
Descrição:
LIRA, M. J. S. dos S. O lúdico como estratégia no aprendizado de matemática no ensino infantil em unidades educacionais do município de Caiçara/PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.