Resumo:
O presente trabalho, tem por objetivo investigar como a Ludicidade é trabalhada
pelo/a professor/a no ensino fundamental, em especial, costumes valores afro
brasileiros, também levar um pouco do ensino da cultura negra para a sala de aula.
Já que sabemos da obrigatoriedade na lei 10.639/03(BRASIL, 2003) que versa
sobre o ensino de história e da cultura afro brasileira nas instituições públicas e
privadas. Este estudo é de caráter qualitativo, tal procedimento teve como base de
aprofundamento uma aula e a construção de um jogo de tabuleiro bastante utilizado
na África por crianças como também no ensino da matemática realizado em uma
instituição pública da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira/PB. Como
sujeitos de pesquisa tivemos os/as estudantes de uma turma de 4º ano desta
instituição. Teve como autores principais autores: MOYLES(2006) FERREIRA (2003)
FREITAS (2007) PIAGET (1975) HUIZINGA (2000) CARVALHO(2006). A pesquisa
nos mostra como é trabalhado a ludicidade nas escolas e o que os alunos tem como
base de conhecimentos sobre a cultura afro brasileira, a pesquisa ao entrar em ação
no campo da sala de aula foi uma atividade riquíssima em conhecimentos pois a
construção do jogo com os educandos que ocorreu na aula foi de extrema
importância para a finalização da minha pesquisa. De acordo com os comentários
obtidos no decorrer da aula pude compreender que a ludicidade é a melhor forma de
aprendizagem em todas as etapas da vida educacional.
Descrição:
CAVALCANTI, A. L. C. O lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.