UEPB - Repositório Digital

O lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Alcicleide Lira
dc.date.accessioned 2019-08-14T14:05:17Z
dc.date.available 2019-08-14T14:05:17Z
dc.date.issued 2019-06-11
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19924
dc.description CAVALCANTI, A. L. C. O lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho, tem por objetivo investigar como a Ludicidade é trabalhada pelo/a professor/a no ensino fundamental, em especial, costumes valores afro brasileiros, também levar um pouco do ensino da cultura negra para a sala de aula. Já que sabemos da obrigatoriedade na lei 10.639/03(BRASIL, 2003) que versa sobre o ensino de história e da cultura afro brasileira nas instituições públicas e privadas. Este estudo é de caráter qualitativo, tal procedimento teve como base de aprofundamento uma aula e a construção de um jogo de tabuleiro bastante utilizado na África por crianças como também no ensino da matemática realizado em uma instituição pública da rede municipal de ensino da cidade de Guarabira/PB. Como sujeitos de pesquisa tivemos os/as estudantes de uma turma de 4º ano desta instituição. Teve como autores principais autores: MOYLES(2006) FERREIRA (2003) FREITAS (2007) PIAGET (1975) HUIZINGA (2000) CARVALHO(2006). A pesquisa nos mostra como é trabalhado a ludicidade nas escolas e o que os alunos tem como base de conhecimentos sobre a cultura afro brasileira, a pesquisa ao entrar em ação no campo da sala de aula foi uma atividade riquíssima em conhecimentos pois a construção do jogo com os educandos que ocorreu na aula foi de extrema importância para a finalização da minha pesquisa. De acordo com os comentários obtidos no decorrer da aula pude compreender que a ludicidade é a melhor forma de aprendizagem em todas as etapas da vida educacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Cultura afro brasileira pt_BR
dc.title O lúdico como forma de aprendizagem da cultura africana e afro-brasileira: estudo de caso numa escola municipal da cidade de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta