Resumo:
Este trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa,
realizada em uma escola municipal na cidade de Cuitegi- PB, com o objetivo de verificar, a
partir da lei 10.639/03, se havia atividade com a literatura infanto-juvenil com personagens
negras nos anos iniciais do ensino fundamental e, em havendo como se utilizam essas
literaturas na sala de aula. A pesquisa de campo se deu através de um questionário aplicado a
duas professoras e também por meio da técnica de observação feita para identificar,
principalmente o acervo literário da escola e como era composto. Vale ressaltar que o artigo,
na perspectiva autobiográfica traz uma parte da minha infância ouvindo historinhas em
família e depois passo a conhecer a literatura escrita. O apoio bibliográfico de Jovino (2006),
Munanga (2005), Silva (2010) foi a base de reflexão. Concluímos que as literaturas com
personagens negras são trabalhadas na escola, mas devem ser mais visibilizadas e praticadas
em sala de aula apesar da obrigatoriedade imposta pela lei, à mesma é substancialmente pouco
explorada.
Descrição:
COUTINHO, M. F. da S. Relato das histórias da minha infância à literatura com personagens negras e sua importância no contexto escolar. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.