dc.contributor.author |
Medeiros, Maria Emília Andrade de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-15T13:31:55Z |
|
dc.date.available |
2019-08-15T13:31:55Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19960 |
|
dc.description |
MEDEIROS, M. E. A. de.Escola Nossa Senhora do Rosário: entre a fé e a pedagogia dos espaços. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o espaço escolar da Escola Nossa Senhora do Rosário e sua relação com a Igreja na cidade de Campina Grande nas décadas de 1940 - 1950. Entendemos que através dos seus espaços estes edifícios produziram ou, pelo menos, tentaram produzir sujeitos disciplinados, normatizados e regulados pelos seus discursos. Tais construções ganham visibilidade na vida cotidiana desses sujeitos mesmo que de forma silenciosa, contribuíram para o disciplinamento dos campinenses. Pois entendemos que esses espaços institucionalizados nunca são neutros e si constituem como mediadores da aprendizagem a partir da arquitetura e de objetos presentes nesses espaços. Nos valeremos do campo problematizador da História Cultural para refletir sobre a pedagogia produzidas nos referidos espaços, bem como dialogaremos com autores que nos ajudam a compreender esse cenário de forma mais ampla, tais como Foucault (2013), Frago e Escolano (2008), Julia (2001), este último discute o conceito de cultura escolar, entre outros autores. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Cipriano |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosidade |
pt_BR |
dc.title |
Escola Nossa Senhora do Rosário: entre a fé e a pedagogia dos espaços |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |