Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o espaço escolar da Escola Nossa Senhora do Rosário e sua relação com a Igreja na cidade de Campina Grande nas décadas de 1940 - 1950. Entendemos que através dos seus espaços estes edifícios produziram ou, pelo menos, tentaram produzir sujeitos disciplinados, normatizados e regulados pelos seus discursos. Tais construções ganham visibilidade na vida cotidiana desses sujeitos mesmo que de forma silenciosa, contribuíram para o disciplinamento dos campinenses. Pois entendemos que esses espaços institucionalizados nunca são neutros e si constituem como mediadores da aprendizagem a partir da arquitetura e de objetos presentes nesses espaços. Nos valeremos do campo problematizador da História Cultural para refletir sobre a pedagogia produzidas nos referidos espaços, bem como dialogaremos com autores que nos ajudam a compreender esse cenário de forma mais ampla, tais como Foucault (2013), Frago e Escolano (2008), Julia (2001), este último discute o conceito de cultura escolar, entre outros autores.
Descrição:
MEDEIROS, M. E. A. de.Escola Nossa Senhora do Rosário: entre a fé e a pedagogia dos espaços. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.