Resumo:
O trabalho Tecendo as palavras e gestos das professoras primárias e autodidatas em Soledade-PB (1950-1970) pretende investigar sobre como professoras da cidade de Soledade, Estado da Paraíba, contribuíram para formar um modelo pedagógico exemplar para meninos e meninas, alicerçado nas práticas comportamentais morais daquela sociedade, ao mesmo tempo que elas próprias também elaboraram suas identidades enquanto “educadoras”. Para tanto, este estudo pretende analisar como a educação formal e informal se constituíra dentro da cidade de Soledade e suas implicações para o comportamento feminino. Na educação formal trilharemos o caminho das escolas Gervásio Bonavides e a escola Padre José Maria Ibiapina, buscando analisá-las partir de um projeto maior da Secretária de Saúde e Educação, que buscava difundir normas de conduta dirigidas aos professores diretores e alunos, no sentido de disciplinarizar seus corpos. Além disso, veremos como para além dessa rede escolar formal, as mulheres que não tiveram acesso a escola inventaram estratégias em seu cotidiano, utilizando o cordel como instrumento de aprendizado.
Descrição:
ALMEIDA, T. C. de. Tecendo as palavras e gestos das professoras primárias e autodidatas em Soledade-PB (1950-1970). 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.